Ata-20/10/10

REUNIÃO DIA 20-10-10
Pauta: Problemas da Saúde local

Manoel  José Ouverny – Benfica – falou da dificuldade pois nunca teve suas reinvidicações atendidas;  José Pinto falou sobre a importância da união de todos.; Eliana fez uma exposição geral sobre os problemas da saúde local; esclareceu sobre o funcionamento do posto de saúde; esclareceu sobre a problemática da ambulância cedida pela Loterj, e da necessidade de termos 3 motoristas para plantão de 24 hs da ambulância; falou sobre a ideia de um projeto para construção de uma unidade de pronto socorro em Lumiar, com recursos federais, estaduais e municipais, com doação de terreno ou compra, e tentar fazer uma cooperativa em que as pessoas contribuíssem com o valor de R$ 10,00; Sergio Gasolina falou do problema da política que a região só representa 3 dos eleitores e que só através da Justiça, que a União Familias da Terra já possui através do movimento Fda Terra, que fez através do sindicato rural de NF fizeram um cadastro de 3500 pessoas que dá direito a medico, pediatra, clinico, psicólogo, nutricionista, exames, e tem um médico que atende 1 vez por semana; estes profissionais cobram valores populares aos cadastrados. Oney que paga ao médico.
Dê falou sobre o convencion que é uma entidade voltada para o incentivo ao turismo, e eles pediram a loterj uma ambulância para sps e uma UTI móvel para lumiar, falou que o município não está cumprindo o combinado com a loterj e o convencion; que fez um almoço com o prefeito, secretario de saúde, de turismo, e que o representante da loterj ofereceu equipamentos e o secretario só pediu uma maca cirúrgica; e que precisamos de um motorista pois temos um em lumiar (emprestado na UPA) e um em SPS. Que a negociação hoje é conseguir comprar os equipamentos necessários para termos um pronto socorro e que temos que forçar a prefeitura a pagar os funcionários. Que podemos apresentar no projeto uma melhoria e economia para a prefeitura pois vários não precisariam se deslocar ate NF para ter atendimento;
Eliana esclareceu a demissão das agentes de saúde da família, do concurso e da recontratação dos agentes. Falou sobre o ofício que amasps encaminhou para a coordenação do programa saúde da família.
Marcelo colocou que temos que pedir 10 coisas para conseguir 01. Que se tivéssemos um corpo de bombeiro, poderia ser resolvido. Sergio colocou que se doar uma UTI o secretario de saúde vai levar para o Raul Sertã;  Lia colocou que por estarmos inseridos numa APA pdoemos tentar o corpo de bombeiros; Sergio falou que o quanto pudermos sair do município é melhor. Eliana falou que pensou em cooperativa pelo exemplo de uma cidade pequena de são Paulo que já implantou uma cooperativa e que fizeram uma parceria com o SUS e conseguiram fazer um pequeno hospital na localidade, fizeram por recursos próprios. Que a conamor é quem repassava a verba para os agentes de saúde. Se fizermos um conselho reunindo todas as associações locais;  Sergio falou sobre o sindicato rural que consegue um recurso publico fácil federal ou estadual para atendimento médico.
Quem não veio assoc de Macaé de cima, toca da onça, rio bonito cima e baixo, Santiago;
Está aprovado convite para os administradores participarem e associação de produtores de fores de vargem alta, cirbuto lumiar sps; , apl ; conrural ; apa; sindicato rural; chamar o Rômulo enfermeiro de sps, associação comercial de lumiar; amola